USAR O CREME ANTI-IDADE ANTES DOS 20 ANOS ???

Manter uma rotina de cuidados com a pele é um hábito que a cada dia está sendo incorporado mais cedo por várias mulheres. Mas será que começar a usar produtos contra o envelhecimento precoce antes mesmo dos 20 anos – como faz Kylie Jenner – pode trazer danos à sua aparência? Para responder a essa e outras questões relacionadas ao tema, a dermatologista Lilia Guadanhim falou em entrevista dos mitos e verdades sobre os produtos antirrugas. Confira!

USAR O CREME ANTI-IDADE ANTES DOS 20 ANOS NÃO É PREJUDICIAL E PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A TEXTURA E LUMINOSIDADE DA PELE

A partir dos 25 anos, quando  os primeiros sinais de envelhecimento começam a surgir na pele, as mulheres já começam a procurar alguns cuidados anti-idade. No entanto, algumas jovens na faixa dos 20 anos já ficam ansiosas para começar a usar produtos para combater o envelhecimento precoce, como é o caso de Kylie Jenner, que aos 19 anos, já toma precauções para evitar as linhas de expressão.

De acordo com a especialista Lilia Guadanhim, adotar a rotina antirrugas desde cedo não vai prejudicar em nada a pele, mas é importante tomar alguns cuidados extras. “Desde que haja acompanhamento com um dermatologista especializado e não ocorra irritação da pele, não há malefícios nessa prática”, explica.

Contudo, ela explica que é necessário usar produtos específicos para combater o envelhecimento cedo, como o Melannun Age creme anti-idade mas que alguns ativos presentes podem melhorar a textura da pele. “Antes dos 20 anos, geralmente a pele ainda não apresenta sinais clínicos de envelhecimento, mas o uso de alguns ácidos, como o retinóico, azelaico e glicólico, podem ajudar na textura e no viço da pele. Esses compostos também têm ação contra oleosidade e manchas”, afirma.

SAIBA QUAIS OS CUIDADOS QUE PODE ADOTAR INDEPENDENTE DA IDADE PARA PREVENIR O ENVELHECIMENTO DA PELE

O envelhecimento da pele decorre em função tanto de fatores internos, relacionados à idade e genética, quanto dos externos, que se relacionam, por exemplo, à exposição solar. A partir dos 20 anos, a produção de colágeno no organismo começa a diminuir, mas segundo a dermatologista, geralmente os primeiros sinais de envelhecimento começam a se notar apenas entre os 25 e os 30 anos.

Para os evitar, a dermatologista elencou quais os cuidados podem ser tomados sem restrição de idade. “O filtro solar deve ser aplicado diariamente, mesmo nos dias frios, nublados e em locais fechados para proteger a pele contra os raios ultavioleta A e B (UVA/UVB) com FPS mínimo de 30″, explicou. “Adotar uma rotina de cuidados com a pele, com sabonetes adequados, produtos com ação antioxidante, como a vitamina E e derivados do ácido retinóico, também ajudam a garantir uma pele sempre bonita“.