Cuidados para peles dos jovens – Saiba tudo aqui

O envelhecimento da pele pode ser causado de duas maneiras: pela ação do tempo ou por agentes externos – incluindo o sol, que é o fator mais determinante. Por isso, o tratamento anti-idade precisa começar cedo, em torno dos 25 anos, dependendo das necessidades de cada tipo de pele. Nesta fase, a rotina de cuidados é preventiva, para evitar a formação de rugas, linhas finas, manchas, entre outros incômodos. Confira abaixo as dicas que a dermatologista Mylenne Torres, da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte concedeu ao DermaClub e mantenha seu rosto bonito e saudável!

Primeiro passo: a proteção solar é a melhor amiga da sua pele

“Algumas pessoas, a depender da genética e de sua exposição solar ao longo da vida, já vão apresentar sinais de envelhecimento antes dos 30 anos. A partir dos 25, a produção de colágeno diminui e é nessa fase que as alterações do DNA causadas pelo sol começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento”, afirmou.

Segundo a médica, o ideal é que o filtro solar seja aplicado diariamente, mesmo em ambientes fechados e com o clima nublado. Geralmente, jovens costumam ter a pele mais oleosa, por isso, invista em produtos que ajudem no controle do brilho ao longo do dia.

A importância do uso de antioxidantes de forma preventiva

A exposição à radiação proveniente do sol e da poluição geram radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células da pele e aceleram o processo de envelhecimento cutâneo. O organismo humano não é capaz de neutralizá-los sozinho e, assim, os antioxidantes ajudam a combatê-los. Segundo a médica, o Mellanun Age exerce um bloqueio externo contra a radiação do sol, pois age superficialmente.

No entanto, o filtro solar não é capaz de impedir 100% dos danos causados pela radiação solar na pele, mas somente 55%. Ao combinar o uso do filtro solar com antioxidantes – desde alimentos a dermocosméticos indicados por um médico -, a proteção também passa a ser interna e completa, já que a ação se prolonga para as células.

Ritual de cuidados para peles jovens

Para iniciar a rotina de beleza, a primeira etapa é procurar um dermatologista para que ele avalie as necessidades da sua pele. Geralmente, o ritual inclui sabonete e tônico para a higienização; sérum antioxidante, que vai ajudar na prevenção dos radicais livres; hidratante, para equilibrar o nível de água do rosto; e protetor solar, que finaliza protegendo contra os raios solares. Também é fundamental o uso de demaquilantes específicos para a área dos olhos e para o restante do rosto, promovendo limpeza profunda.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.